Publicações

A noção tradicional de orientação vocacional, limitada ao contexto educativo e a uma pequena faixa etária, foi dando progressivamente lugar a uma perspetiva cada vez mais ampla de apoio psicológico ao longo da vida, sob a forma de orientação ou de coaching de carreira.

O Coaching, entendido como um processo de desenvolvimento pessoal e uma metodologia de intervenção psicológica, visa clarificar os objetivos e aprofundar os temas pessoais e profissionais do sujeito, facilitando as suas decisões e opções de vida.

Quando se vivem momentos particularmente difíceis, em que um perigo real ameaça a nossa vida, a nossa família, amigos e tudo aquilo que mais apreciamos, o nosso sistema nervoso pode levar-nos a sentir emoções com efeitos relevantes sobre os nossos níveis de energia e estados de animo.

Ao falar em mal estar psicológico, é frequente e intuitiva a associação à ideia de duvida, desorientação e conflito interno. Podem ser exemplo disso, a insatisfação causada pela hesitação e adiamento sucessivo de decisões ou ações que são importantes para nós, ou noutras situações, a dificuldade que se tem em fazer escolhas entre elementos...