Orientação Vocacional e de
Carreira ao longo da vida
Em Orientação Vocacional e de Carreira, a ajuda de um psicólogo, em avaliação e orientação psicológica, facilita um processo de auto-conhecimento e decisão de carreira que envolve objetivos e temas de desenvolvimento, tais como:
- Exploração de valores, motivações e interesses ocupacionais
- Avaliação de competências e características de personalidade
- Acesso ou transição académica e integração no mercado de trabalho
- Questões de desempenho académico e profissional
- Stress profissional e prevenção de burnout
- Conciliação de papeis profissionais e familiares
- Transições de carreira espontâneas ou forçadas
- Projetos de empreendorismo
- Preparação da reforma
O processo de Orientação Vocacional e de Carreira decorre de acordo com as circunstancias de vida e de carreira em que a pessoa se encontra. Segue ao ritmo do cliente e pode envolver várias fases.
De um modo geral, o processo tem inicio com uma entrevista de identificação e clarificação, de necessidades e objectivos do(a) cliente. Seguem-se algumas sessões de avaliação, para definição do perfil psicológico e de carreira. Nesta fase, com a duração de três ou mais sessões, poderão ser utilizadas técnicas qualitativas e/ou instrumentos de psicometria, facilitadores do auto-conhecimento e adequados a cada situação especifica. Esta fase termina com a devolução dos resultados da avaliação.
Uma vez identificado o perfil psicológico e vocacional, o trabalho colaborativo centra-se na exploração de áreas de formação ( académica ou profissional) atividades e/ou oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Finalmente, o processo de orientação envolve a tomada de decisão e a construção de um plano de desenvolvimento profissional e de carreira.