O Desenvolvimento Pessoal Requer Ajuda          

28-01-2018

por Isabel Eusébio

Quando falamos de desenvolvimento pessoal, implicitamente estamos também a falar de níveis de desenvolvimento do Self, ou do Eu da pessoa... Ao fazê-lo, abrangemos todo um percurso de vida, repleto de historias de crescimento físico, de aprendizagens e de experiencias emocionais, em família e em interação social, normalmente registadas nas nossas memorias do corpo e da mente, através de circuitos químicos e neurológicos.

Mas falar de desenvolvimento é sobretudo falar de relações humanas, de modos de comunicação e de afetos.Quando evidenciamos experiências recentes, associadas a momentos marcantes da nossa evolução pessoal ou mesmo profissional, facilmente evocamos vínculos significativos sobre os quais construímos alicerces de segurança e confiança no futuro.

Avivamos a imagem daquele parente sempre presente, a dizer as palavras mais sábias no momento certo, aquela professora para quem a nossa escolha não foi indiferente ou um colega mais tolerante e acolhedor que nos ajudou nos primeiros passos da nossa vida activa.

De um modo geral, nos diversos contextos sociais, existem pessoas que modelam comportamentos e ensinam a regular as emoções, facilitando a interação e a evolução de outros em diferentes fases de desenvolvimento.

Contudo, nem todas as pessoas podem dispor desses recursos, sobretudo em fases criticas de transição de vida ou em enquadramentos familiares ou sociais menos favoráveis.

Quando não é possível beneficiar de uma relação construtiva com um adulto emocionalmente inteligente, a ajuda de um profissional de psicologia pode efectivamente fazer a diferença.

Saiba mais em Publicações: Coaching, Acompanhamento Psicologico ou Psicoterapia ?