
Orientação ou Coaching de Carreira?
Por Isabel Eusébio
Perante sentimentos de incerteza... ou de insatisfação, na vida académica ou profissional e a necessidade... ou o desejo, de procurar novos caminhos, é possível encontrar várias propostas de serviços de psicologia.
A noção tradicional de orientação vocacional,
enquanto intervenção limitada ao contexto educativo e a uma faixa
etária restrita, foi dando progressivamente lugar a uma perspetiva mais ampla de apoio psicológico, na integração académica ou profissional ao longo da vida, sob a forma
de aconselhamento ou orientação de carreira.
A orientação de carreira, percebida como um processo de desenvolvimento pessoal, baseia-se numa relação colaborativa que respeita o ritmo individual do sujeito e evidencia os seus recursos e papel ativo nos processos de tomada de decisão, ajudando o jovem ou adulto, a desenvolver competências de Gestão de Carreira.
Nos períodos de transição de vida e carreira (ex. mudança de curso, integração no mercado de trabalho, mudança de emprego ou pré-reforma) que envolvem grandes expectativas mas também desafios adaptativos, podem ocorrer alterações no equilíbrio e bem estar do sujeito que requerem estratégias de
organização e auto-regulação adequadas. Nestas ocasiões, o coaching pessoal e de carreira pode ser uma mais valia.
Por outro lado, a ocorrência de uma situação não normativa do ciclo de vida do sujeito ou da família - ameaça de doença grave, acidente, divorcio, despedimento, etc., pode tornar-se demasiado exigente face aos recursos pessoais e capacidade de resiliência do individuo e interferir no seu estado de saúde, nas suas competências relacionais e potencial de desenvolvimento ou até forçar uma mudança de carreira. Nestas situações , poderá recorrer, preventivamente, ao coaching psicológico ou mesmo à Psicoterapia.
Nesta perspetiva, os serviços de orientação ou de coaching, embora distintos na sua essência, são processos complementares e podem decorrer em ambiente interpessoal seguro, tendo em vista o bem estar e desenvolvimento pessoal do cliente, nas suas diversas vertentes e contextos vivenciais.