Orientação, Aconselhamento ou Coaching de Carreira?

22-04-2021

Por Isabel Eusébio

Quando nos deparamos com sentimentos de incerteza ou insatisfação e com o desejo ou a necessidade de procurar novos caminhos, na vida académica ou profissional, é provável encontrar sugestões ou ofertas de colaboração profissional, através de propostas de serviços como...

  • Orientação Vocacional
  • Aconselhamento ....ou... Orientação de Carreira
  • Coaching Psicologico... Life Coaching
  • Coaching de Carreira ... Coaching Executivo
  • Coaching de Desempenho Profissional
  • Gestão de Carreira

Estes conceitos referem-se a diferentes abordagens profissionais, cujos objetivos e destinatários podemos distinguir e clarificar...

O termo Orientação Vocacional, tradicionalmente associado à intervenção psicológica em contexto educativo, junto de jovens e adolescentes, envolve um processo de auto conhecimento e avaliação psicológica que tem por objetivo, orientar cada aluno nas suas escolhas vocacionais, ao longo dos vários ciclos de estudos. De um modo geral, este processo é limitado a um numero reduzido de sessões, incluindo entrevistas individuais e avaliação psicológica. Para além das entrevistas exploratórias sobre a historia e experiências de vida e das sessões de avaliação com testes psicometricos, o processo de orientação vocacional, pode incluir outras atividades de exploração sobre áreas de estudo, cursos e atividades profissionais.


As designações mais recentes de Aconselhamento ou Orientação de Carreira, referem-se a uma intervenção psicológica mais integrativa e colaborativa, cujos pressupostos fundamentais evidenciam as competências individuais e o papel mais ativo do sujeito (jovem ou adulto), nos processos de escolha e tomada de decisão de carreira ao longo da vida. Este processo decorre de acordo com o ritmo individual e os objetivos do pedido de aconselhamento (ex: acesso académico, integração no mercado de trabalho, mudança de emprego, re-orientação de carreira, etc.) e visa apoiar o estudante ou profissional em fase de transição, no desenvolvimento de competências para a sua própria gestão de carreira.
O conceito de Coaching Psicológico, em contexto profissional, pode ser entendido como um processo de aprendizagem e uma metodologia de intervenção (complementar ou alternativa às anteriores), aplicada a objetivos de desenvolvimento profissional - Coaching de Desempenho e Coaching de Carreiraou de preparação para cargos de liderança - Coaching Executivo.

O Coaching de Carreira, enquanto processo de Coaching, visa aprofundar e esclarecer temas essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional, envolvendo questões do tipo:

  • Quem... sou? Do que sou capaz? (personalidade, competências)
  • O quê...? O que quero? Para quê? (objetivos, valores, motivações...)
  • Como...? Onde?...Quando? ( meios, planos, ações...).

No contexto de uma relação de ajuda profissional, o confronto com as perguntas mais pertinentes e oportunas em cada sessão, promove o nível de consciência e auto conhecimento do sujeito e facilita as suas escolhas e tomadas de decisão. Assim estimulado, o jovem ou o adulto em transição de carreira, motiva-se a elaborar planos de ação e compromete-se a desenvolver competências essenciais, para definir percursos realistas e inspiradores e realizar os seus próprios projetos de vida.

Um psicólogo/a - Coach, ajuda o/a cliente a identificar os seus objetivos e qualidades e a reforçar o sentido de auto-eficácia, relativamente aos desafios de carreira que enfrenta, como por exemplo:

  • Fazer escolhas vocacionais responsáveis e alinhadas com os próprios Interesses e características pessoais
  • Desenvolver uma atitude pro-ativa e de abertura adaptativa, face à mudança
  • Delinear um plano de carreira e motivar-se para o pôr em prática
  • Reforçar a confiança e auto-estima para lidar com obstáculos e frustrações
  • Avaliar uma oferta de trabalho e preparar-se para uma entrevista
  • Superar dificuldades de desempenho e alcançar satisfação no trabalho
  • Estabelecer relações ou tomar decisões importantes para a evolução na carreira

O projeto Sense of Self , cujo conceito apela ao desenvolvimento da consciência de si e do sentido da própria vida, integra como serviços opcionais - a Orientação Vocacional e de Carreira e o Coaching de Carreira, abrangendo assim diferentes metodologias, para trabalhar temas vocacionais e de desenvolvimento profissional.